Inteligência Artificial para startups: veja como utilizar a tecnologia no seu negócio

Ernesto Matalon
By Ernesto Matalon
3 Min Read

Confira dicas valiosas da superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges para aplicar na sua empresa

Presente nas casas inteligentes, nos aplicativos de celular ou ainda nos dispositivos de reconhecimento facial, a tecnologia da Inteligência Artificial chegou para ficar, não apenas no nosso dia a dia, mas também nos negócios.

Durante a Maratona Rocket 2024, a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Simões Borges, compartilhou seu conhecimento e experiência em Inteligência Artificial com os estudantes e que também pode gerar insights valiosos para as startups.

Confira a seguir os principais tópicos apresentados durante a palestra e veja como você pode utilizar a tecnologia para se tornar uma aliada do seu negócio no dia a dia.

O que é a inteligência artificial?
Segundo o cientista da computação estadunidense, John McCarthy (1927), que criou o termo Inteligência Artificial, a IA representa a ciência e a engenharia para criar agentes inteligentes.

Também é conhecida como a ciência de fazer coisas agentes inteligentes, ou seja, permitir com que os seus usuários alcancem seus objetivos de forma autônoma.

Como começar a promptar?
Para te ajudar a dar os primeiros passos com o uso da IA, a Ana Gabriela compartilhou a técnica ‘PACEF’, que serve para transformar as atividades/objetivos em comandos que possam ser decifrados pela tecnologia.

Papel: assuma o papel de um profissional especialista em mobilidade urbana;
Ação: comando que você dará: escreva, análise, crie e resuma
Contexto: explique o contexto em que se encontra sua demanda
Exemplo: use exemplos para que a IA possa seguir
Formatos: se for um texto, quantos parágrafos/caracteres, gênero, linguagem, 1 ou 3ª pessoa
Seguindo esses passos, você já consegue criar os primeiros prompts em busca dos objetivos da sua startup, em diferentes áreas do negócio.

Ferramentas para utilizar a Inteligência Artificial
Assim como em diferentes áreas da nossa vida, a Inteligência Artificial pode ser aplicada nos mais diversos formatos. Confira algumas sugestões da especialista para você começar a criar.

Textos – Chat GPT, Gemini, Copilot, CopyAI, Grammarly
Imagens – Dall-Em Midjourneym Microsoft Design, Leonardo AI, Stable Diffusion
Áudio – Eleven Labs, Jasper, Voca AI, Amazon Polly
Vídeos – Lumen 5, Magisto e Hey Gen
Você também vai gostar…
No oitavo episódio do Programa Rocket, o apresentador Wesley Cunha apresentou startups que já estão fazendo a diferença com a Inteligência Artificial! Assista e se inspire.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *