A popularização da ciência e tecnologia no Brasil foi um dos principais temas discutidos na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), realizada em Brasília. Especialistas de diversas áreas se reuniram para debater estratégias e soluções para tornar essas áreas mais acessíveis ao público em geral.
Exemplo Internacional
O professor Ildeu de Castro Moreira, da UFRJ, destacou a China como um exemplo a ser seguido. Ele mencionou que, em 1997, a China tinha um PIB semelhante ao do Brasil e investia em ciência e tecnologia de forma parecida. Hoje, a China investe massivamente na popularização científica, com um orçamento de 2,4 bilhões de dólares, resultado de políticas nacionais implementadas há mais de 20 anos.
Importância dos Museus
Antônio Carlos Pavão, da UFPE, ressaltou a importância dos museus na divulgação científica. Ele sugeriu que os laboratórios de pesquisa se tornem mais acessíveis ao público, transformando-se em espaços de visitação, para que as pessoas possam ver onde a ciência é produzida.
Ciência nas Escolas
Juana Nunes, do MCTI, enfatizou a relevância da ciência no ambiente escolar. Ela destacou que a escola pública brasileira já produz ciência de alta qualidade e que é crucial aproximar os estudantes das práticas científicas desde o ensino fundamental até o médio, para inspirar e engajar os jovens.
Educação Científica desde a Infância
Roseli de Deus Lopes, da USP, apontou a necessidade de estimular a curiosidade e a criatividade desde a infância. Ela afirmou que uma opinião pública esclarecida é essencial para garantir investimentos adequados em ciência e tecnologia, e que a educação científica deve começar no berçário.
Atualização dos Cursos de Engenharia
Lopes também observou que muitos cursos de engenharia no Brasil estão defasados em relação ao contexto global. Ela defendeu que a popularização da ciência é crucial para atrair jovens talentos e tornar o país competitivo no cenário internacional.
Integração de Programas
O painel destacou a importância de integrar programas nacionais, estaduais e municipais para promover a ciência e a tecnologia de maneira mais eficaz. A ciência deve não apenas gerar lucro, mas também melhorar a qualidade de vida das pessoas.