Com o avanço tecnológico e a evolução da humanidade, diversos tipos de acidentes surgiram, como os acidentes de trânsito. À vista disso, o Dr. José Admirço Lima Filho entende que é de suma importância que se saiba quando um paciente precisa de fisioterapia, para que o mesmo inicie o tratamento o quanto antes, a fim de evitar complicações. Continue acompanhando o conteúdo para saber mais a respeito.
O que é fisioterapia
Segundo o renomado Dr. José Admirço Lima Filho, a fisioterapia é a ciência responsável por identificar, prevenir e tratar doenças ou distúrbios que ocasionam disfunções no sistema cinético-funcional, resultando na delimitação e falhas nos movimentos de algum, ou alguns, dos membros do corpo do paciente.
Portanto, essa ciência efetua o diagnóstico de problemas que acometem os movimentos e as funções do corpo humano, com a finalidade de tratar o mesmo aplicando técnicas e exercícios determinados pela necessidade e quadro do paciente. Assim, os fisioterapeutas elaboram exercícios que o paciente deve realizar para recuperar o movimento de algum membro.
Tipos de fisioterapia
Além do mais, como ressalta o médico anestesista Dr. José Admirço Lima Filho, o avanço tecnológico auxiliou imensamente a área médica, fazendo com que surgissem diversas alternativas de tratamentos e cirurgias. Desse modo, a fisioterapia é contemplada com quinze tipos, os quais são utilizados de acordo com a necessidade do paciente.
Por conseguinte, os tipos mais comuns de fisioterapia são a aquática (na qual os pacientes realizam exercícios em piscinas aquecidas, com a supervisão do fisioterapeuta), a cardiovascular (utilizada para a readaptação de pacientes diagnosticados com cardiopatia) e a fisioterapia intensiva (efetuada em pacientes em quadros de extrema enfermidade).
Quando o paciente precisa de fisioterapia?
Ainda, como frisa o médico anestesiologista Dr. José Admirço Lima Filho, os pacientes que comumente necessitam de fisioterapia são aqueles que foram acometidos por algum acidente que comprometeu a atividade motora de algum membro, bem como acidentes de trabalho ou acidentes de trânsitos.
Além disso, outros indivíduos que precisam de tratamentos com o fisioterapeuta, são:
- Pessoas com problemas na coluna;
- Internados em estado grave;
- Vítimas de acidentes vascular cerebral;
- Vítimas de distúrbios respiratórios crônicos;
- Portadores de deficiência física.
Se você conhece ou é alguém que se encaixa nessas condições, procure imediatamente um acompanhamento médico e se informe sobre o tipo de tratamento que precisa receber.