A digitalização está redefinindo os padrões de consumo, apresentando grandes desafios para o varejo tradicional. Nesse contexto, o Sofá na Caixa surge como uma alternativa, com o lema “O futuro é agora, e está em uma caixa”. A marca adota uma abordagem centrada no cliente e uma forte presença online.
Com o conceito “Clicou, comprou”, a Sofá na Caixa elimina as barreiras tradicionais de compra de móveis, podendo oferecer uma experiência simples por meio digital. O CEO, Rubens Stuque, desempenha um papel fundamental na transformação do comportamento do consumidor e da indústria moveleira, guiando a empresa com visão e liderança.
Sobre praticidade
Entre os ítens comercializados estão sofás de três lugares, sofás de canto e sofá-camas, todos vendidos à vácuo e sem necessidade de montagem. A empresa, pioneira em tecnologia e desenvolvimento de produtos, emprega cerca de 150 colaboradores, opera três fábricas, tornando-se o segundo maior comprador de espumas do país.
Recém-chegada ao mercado, a Sofá na Caixa se destaca dentre o seu ramo na venda de sofás. Em apenas três meses de operação, a empresa já faturou mais de R$15,9 milhões, com uma expectativa de alcançar R$ 90 milhões até o final do ano.
Rubens Stuque, CEO da Sofá na Caixa, destaca que a conexão com o mercado consumidor atual é um diferencial. “Este público está altamente conectado à internet e influenciado pelo apelo das redes sociais. Estamos vivenciando a era do Creator Economy, onde o varejo global de móveis é guiado pela indústria que produz e depois busca compradores. No entanto, o varejo digital suprir os desejos criados por ele mesmo, e esse é o segredo do sucesso do Sofá na Caixa”.
Pensando “fora da caixa”
Engenheiro de formação e com apenas 29 anos, Stuque começou a empreender há quatro anos, quando fundou a empresa de móveis para áreas externas Eco Flame Garden. Com essa experiência bem-sucedida, ele aprendeu, na prática, como funciona o varejo moveleiro digital e identificou um nicho inexplorado.
“Eu percebi que inovações se espalham rapidamente e ganham velocidade. Entendi que a criação de subcategorias é um jeito eficaz de lançar novas tendências, algo pouco explorado no setor moveleiro”, comenta Stuque.
A partir de buscas no Google Trends, Stuque identificou que havia mais buscas por “sofá” do que por “colchão”, embora o segundo tivesse maior conversão digital. “Entendi que sofás seriam o produto ideal e busquei soluções para desenvolver uma versão mais leve e compacta, já que o peso e volume encarecem o frete, custo repassado ao consumidor final”.
Stuque contratou técnicos e juntos desenvolveram a exclusiva tecnologia Grow GrowTech®, uma espuma inovadora projetada para alta contração e expansão. Essa tecnologia permitiu a criação de sofás modulares que chegam comprimidos em uma caixa e se expandem ao serem abertos, ficando prontos para uso.
Foco no consumidor digital
Para atender à demanda de um mercado que busca adquirir móveis de forma prática, o projeto foi concebido visando a entrega por meio de marketplaces. Além disso, facilita o transporte de móveis.